A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





14 maio 2014

Sinto-me "en"talado

A Universidade de Coimbra impõe que os candidatos a Doutores usem o hábito talar durante as provas de doutoramento. De resto, todos os elementos do júri também o fazem - sem excepção!

As vestes talares, de uso característico pelos clérigos, têm a sua origem nos trajes sacerdotais da antiga Roma

No ambiente académico, fazem parte do Cerimonial, sendo adoptadas pelas universidades europeias a partir do século XIII, com o aparecimento da figura do reitor

Símbolos de poder, de posição hierárquica, as vestes talares têm o objectivo de destacar as pessoas que as utilizam das demais, dando-lhes especial representatividade. 

A palavra talar vem do latim talus, calcanhar, daí a expressão veste talar, "aquela cujo comprimento vai até aos calcanhares".
P.S. - a pessoa já se sente constrangida por estar a prestar uma prova pública que dura no mínimo 3 horas, numa sala pomposa e ainda tem que usar uma vestimenta que faz lembrar o batman :)

4 comentários:

Super-febras disse...

Acho que ficarás muito bem!
Manda umas fotos. Eu não rirei...prometo!

Um abraço
Álvaro José

JPG disse...

"Superfebras" aqui vai uma amostra...

Super-febras disse...

João Pedro :

Fica-te muito bem.
E...a mim e penso que à maioria dos do nosso barro, apesar de sem mérito, especialmente no meu caso, o "terno" de alguma forma também a nós nos veste de orgulho.
Quando defendendo perante a cátedra sentires incómodo, não será culpa nem do tecelão que tão rico pano teceu nem do alfaiate que do tecido em cortes, com fina linha, nobre paramento alinhavou, mas sim do peso nos ombros que tão forçosa tese e sua resguarda sobre ti cai.

Um abraço
Álvaro José

Elisabete disse...

Fizeste-me rir com aquela do Batman!