A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





16 junho 2014

Marchas populares, não são a minha "onda"!!!

Definitivamente não gosto e não me consigo imaginar "a marchar" :)

No entanto, sempre saberei apreciar uma melodia entusiasmante, umas vozes afinadas, uns fatos catitas e um tema original e que diga respeito à zona de onde a marcha é.

Por estas bandas as marchas cada vez têm mais impacto e além de duas infantis (que ao que li na imprensa, estão de parabéns), há esta adulta que com uns fatos à maneira, uns tijolos às costas (bem pensado) e um ensaiador que percebe "da poda", conseguiram aproveitar o empenho dos "marchantes" e ter uma apresentação digna.

No entanto, a vencedora este ano da "noite branca" na Baixa de Coimbra, foi a vizinha de Taveiro, ficando a de Ribeira de Frades no pódio (julgo que seriam 15 marchas concorrentes).
A originalidade julgo que deveria ser um factor a ter em consideração, embora reconheça que não seja fácil aos elementos do júri conhecer todas as marchas por este país fora, ao longo dos anos.

A vencedora evocou os descobrimentos (tal como algumas de Lisboa o fazem amiúde) e levou o prémio para "a freguesia de baixo".

Duas notas:

- sei que se vende tudo no OLX (até sogras), mas material de marchas??? Quem comprar será para posteriormente "clonar" :)

- que as marchas sirvam de expressão cultural e motivo de orgulho da nossa freguesia, sem entrar em conflito com outras colectividades ou associações (nem estas guerrearem as marchas) é o que desejo, pois extremar posições não é digno e duvido que alguém ganhe algo com isso. Conciliar deve ser a palavra de ordem!!!

15 comentários:

Anónimo disse...

Boas.
Se permites um pedido, deves enviar tal como está o post para a APBC, organizadora da Noite de marchas e para o dignissimo juri, que até tinha um elemento( enfermeira) de Taveiro,(PORQUÊ???) para verem que não pode VALER TUDO E QUE QUEM SE FARTA DE TRABALHAR DURANTE UM ANO, NÃO PODE SER ALDRABADO POR UNS ESPERTOS SALOIOS QUE TAMBÉM NÃO OCUPARAM O SEU LUGAR NO DESFILE JÁ QUE DEVERIAM TER ATUADO ANTES DA MARCHA DE RIBEIRA DE FRADES (5.ª) E SÓ ATUARAM NO FINAL DO DESFILE. SERÁ QUE ESTAVAM À ESPERA QUE CHEGASSEM OS ARCOS OU OS FATOS? ESTES TAMBÉM FORAM ADUIRIDOS A UMA MARCHA DE LISBOA. Que cambada de aldrabões estes "taveiranos" DASSEEEEE!!!!!

Super-febras disse...

Parabens ao grupo .
Um muito obrigado aos que continuam a trabalhar pela nossa querida terra e pelos do nosso barro.
E por eles que sinto tanto orgulho em ser Ribeirense.

JPG disse...

Pelo que sei, um "marchante" já estará a tratar de enviar um mail (claro que pode "petiscar" alguma coisa que vá aparecendo aqui no "tasco").

Anónimo disse...

Não são taveiranos, agora são BIVILAS, uma vez que são de Vila pouca, são BI.HIHIHIHIHI

Anónimo disse...

Boa-tarde.
Se me permite embora ao encobrir a identidade posso não parecer correto fazer-lhe este pedido,dizer o seguinte_;
Será que está tudo doido?
então agora já não se pode fazer reciclagem?
imaginemos que uma ou duas outras marchas que tambem tivessem adquirido os fatos em Lisboa participava e que por acaso eram inferiores a estes que ganharam?
Concerteza que não iria ter importancia para vós terem sido reciclados,pois eu acho que para o ano deviam tambem ir adquirir roupas mais baratas, e arcos e concorrer, pois não acho que seja vergonha alguma, só mostram inteligencia, aprendam com estas coisas, a vida é mesmo assim.

Anónimo disse...

Devo dizer que até concordo com o anónimo das 18:52, pois é muito mais fácil comprar arcos/barcos e pintá-los com outras cores, pegar em músicas e letras já feitas por outras pessoas e mudar apenas meia dúzia de palavras e comprar trajes e fazer algumas alterações, para não ficarem exactamente iguais aos originais. Desta forma, têm 1/4 do trabalho e o resultado é o melhor possível, a vitória!
Permita-me discordar num aspecto, não mostram inteligência, apenas esperteza o que não é bem a mesma coisa! E para as marchas que trabalham durante meses a fio, com empenho para mostrar um trabalho original, a vencedora não passa de uma fraude!

Anónimo disse...

Realmente é verdade. Todos merecem uma segunda oportunidade. Os fatos não ganharam em Lisboa, não faz mal, vêm ganhar em Coimbra.
Tomem é vergonha, e ainda se gabam que são os melhor, os melhores uma ova. A marcha da Barqueira deve ter ido a Lisboa e pedido equivalência no tema dos descobrimentos, por a única coisa que nós descobrimos de Taveiro e que são uma cambada de aldrabões.

Anónimo disse...

Só quero dizer que ao fim desta polémica toda, venho a verificar que,os Taveirensses, sempre foram uns antiquados do caaças, pois acho que tiveram uma boa ideia, comprar já feito, não teriam concerteza capacidade para inventar uns fatos, e um motivo tão bem pensado como nós tivemos,elestambem têem barro com fartura mas utilizam-no para barrear os olhos, e como bons artezãos que sempre fomos, mostramos e isso ninguem nos tira ,ponto.

Anónimo disse...

Eu contive-me, juro, para não comentar este post. Se há coisinha que me tira do sério, é mau perder. Ora vamos cá ver... Afinal somos todos uns plagiadores... Afinal as marchas nasceram onde? Ah espera, LISBOA! Venham os santinhos do pau oco, e organizadores das marchas dizer que NUNCA vem marchas sem ser a sua... que NUNCA tiram ideias sem ser a sua grande originalidade e criatividade! Sou Ribeirense e orgulho-me muito da Marcha da Ribeira... Mas sejamos coerentes e lançar criticas construtivas! E acima de tudo... ter a certeza do que se fala! A Barqueira ganhou, mereceu. Seja porque raio de motivo for. Este mau perder só mostra o quanto pequeninas algumas pessoas são! Cresçam e habituem-se a lidar com a derrota!

Tenho dito!

Anónimo disse...

Sou um elemento feminino de uma outra Marcha da nossa linda cidade que é Coimbra. Participo por divertimento e camaradagem, não só pelos elementos da marcha a que pertenço mas também pelo convívio inter-marchas que é sempre muito gratificante. Como é óbvio e justo a originalidade deveria ser um ponto a considerar, pois é fruto do trabalho árduo de todos que damos o nosso melhor e queremos mostrar algo que enalteca a nossa marcha e o nosso bairro ou região. Quem trabalha nisso sabe bem todos o trabalho e custos associados que são muitos, com ajudas económicas quase nulas. Também a minha marcha preza pela originalidade. Mas a referida marcha da Barqueira não teve culpa alguma em ser seleccionada para o primeiro lugar, concerteza ninguém o pediu. Mesmo adquirindo os materiais não deixou de ter um trabalho que acredito também árduo para trazer a público a apresentação que trouxe. Não é justo? Não não é. Mas a culpa é dos elementos que estão a avaliar que deveriam ter o mínimo conhecimento de causa e não o têm. E o regulamento fala de originalidade? se calhar não... Acho que não é de bom tom ofender os outros pela má escolha(ou não) feita por outros. Para mim a minha marcha e todos os elementos que a compõem saiu vitoriosa por conseguirmos atingir o objectivo a que nos proposémos... somos aplaudidos agraciados e bem recebidos em todos os locais onde nos apresentamos, damos os nosso melhor e apresentamos um espéctaculo lindo que nos deixa orgulhosos. Mantemos um espirito de camaradagem com todas as outras marchas e a rivalidade,caso a haja, vê-mo-la como algo saudável e positivo que só serve para aprimorar cada vez mais o nosso trabalho e não por maldade ou inveja. Um grande bem haja a todos que dão o seu contributo para que estas tradiçoes se vão mantendo. E Saudações Marchantes a todos!

JPG disse...

Muito bem dito!!!

Os últimos dois argumentos conseguem expressar argumentos válidos, sem ofender.

Haja quem contraponha (certamente com argumentos igualmente válidos), se assim o entender, mas no mesmo registo.

Anónimo disse...

Ora cá vai.
Eu tb ando nas marchas para me divertir. Até porque me sai do bolso, e olhe que não é pouco.
Quanto à questão da originalidade, certamente não tem ido às reuniões preparatórias realizadas na APBC(que é quem organiza as marchas). Sempre lá foi referido que uma das formas de avaliar as marchas é pela originalidade dos factos, pela autoria das músicas e assim sucessivamente.
É claro que nada tenho contra uma marcha que compra arcos ou fatos, aliás o ano passado andou por aí uma marcha cujos fatos e arcos foram adquiridos a uma outra marcha do nosso distrito e não houve nenhum problema, ninguém criticou ou levantou problemas. O que acontece é que essa marcha não participou na noite de marchas em Coimbra.
O que está aqui em causa é o facto de ser-mos alertados pela organização que o principal fator de avaliação é a originalidade e depois ganhar a marcha que compra os arcos e que vai buscar o desenho dos fatos a outras já feitas noutros locais.
Fica de fora o comentário ao facto da constituição do júri.
A critica é feita ao júri e não à marcha. Cada um faz o que entender na sua marcha, agora uma vez que querem avaliação, e até houve quem fosse contra a avaliação, não podem avaliar desta forma.
Aliás é um prémio ao espelho do país, quem menos esforço faz, maior sucesso tem.
Abraço e cordiais saudações

Anónimo disse...

Viva Taveiro mil vezes.
Sei que este ano foi o derradeiro no destrono da Ribeira.
Só têem fanfarronices, coitados.

Anónimo disse...

Senhor JPG ao deixar passar este ultimo comentário de alguém nos ANORMAL, na apreciação ao que foi suscitado pelos anteriores, não está de modo nenhum a poder contribuir para a calma e ponderação que deve existir neste e noutros casos, aliás já por várias vezes bem evidentes neste Blogue, que ás vezes me parece prucurar meter achas para a fogueira, apesar de dizer que temos que ser comedidos, contribuindo todos para uma boa harmonia entre coletividades, associações, etc. Cumprimentos

JPG disse...

Acredite que hesitei em publicar o comentário a que se refere.

Mas pode tentar perceber que é difícil fazer a fronteira entre as "bocas", as piadas e as ofensas (venham elas de onde vierem).

Quando somos nós a escrever, estamos a BRINCAR. Mas se forem os outros, estão a GOZAR connosco.

O ser humano é assim...

Mas já agora, o comentário que se refere a "destrono da Ribeira", é bom sinal, pois indica que somos nobres e dignos de trono.

Eheheh