A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





17 agosto 2014

Parabéns à Comissão 2014

A julgar pela adesão das pessoas, ao longo de todo o percurso, já foi um sucesso!!!

Entretanto, depois de em 2012 aqui ter expressado a minha opinião sobre o comportamento da Filarmónica União Taveirense (FUT), não posso deixar passar em claro o que ontem se passou.

1 - Tanto quanto me recordo foi sempre esta a filarmónica escolhida para abrilhantar a maior festa da margem esquerda do Mondego.

2 - Há inúmeros sócios, músicos e directores nos registos da secular instituição dos nossos vizinhos que são habitantes de Ribeira de Frades.

3 - Assim, sendo vizinhos e tão frequentes, deviam ser bons conhecedores das tradições da nossa "Bandeira" e dos pontos altos do seu trajecto.

4 - Talvez não fosse despropositado brindarem a festa e as gentes que nela participam com alguma pompa acrescida ou mesmo algo inovador (pela positiva, entenda-se), afinal esta é também uma festividade de Taveiro (e não só) e sendo a única filarmónica da região, podiam aproveitar um evento tão abrangente como este para brilharem ainda mais.

5 - Ao chegarem ao "rossio dos Casais", alguém reparou que a FUT não vinha a tocar e houve mesmo quem dissesse que cada vez são menos músicos.

6 - Já debaixo do viaduto da Autoestrada (ponte da Ribeira), ao alertar para que este ano não se esquecessem que o ponto alto do cortejo é junto à capela da Srª da Nazaré, o director que acompanhava a FUT me respondeu: "então vocês estão-se a portar tão bem, para nós vos fazermos as vontades..."

7 - Por sorte do anafado director (que não sei o nome), não me detive para lhe explicar que quem se tinha de "portar bem" era a filarmónica, afinal estavam a receber para prestarem um serviço que se quer o melhor possível e não se trata de "fazer as vontades", antes serem profissionais e saberem quais os locais onde devem efectivamente tocar.

8 - Para contextualizar o que aqui escrevi, vale mesmo a pena ver as fotos que se encontram AQUI!

9 - Naturalmente que os músicos não podem ir o caminho todo a tocar (nem isso seria humanamente possível, dado o calor), por isso tiveram direito às suas pausas, como a foto documenta - esta junto ao café Franco.


Nota: para não omitir nada relevante e muito menos fugir à verdade, a referência do director ao comportamento certamente prende-se com um episódio ocorrido minutos atrás, quando ao pegar na bicicleta, um amigo vem ao meu encontro com um copo de plástico na mão e ao tentar segurar a bicicleta, quase a deixa tombar sobre ele. Ainda assim, a acontecer seria um incidente mínimo, até porque o meu amigo estava a pé, com a bicicleta à mão (ao contrário de outros que insistem em passar com as motos a fazer barulho, com velocidade em excesso e um ruído despropositado), mas.... NÃO ACONTECEU NADA. Segurei a bicicleta dele antes que esta pudesse atingir o dito director da FUT.

3 comentários:

Buxexinhas disse...

Concordo plenamente! Aliás, este ano foi o cúmulo! À chegada da bandeira à Igreja, elementos da FUT começaram reclamar (despropositadamente) com um grupo de rapazes que vinham de bicicleta e estavam no 'seu caminho'. A presunção acima de tudo! Fiquei seriamente enervada... a sorte deles foi terem começado a andar (sim, não a tocar), iriam ouvir poucas e boas! A questão é que os músicos não querem ir a esta Festa porque exige muito esforço para os míseros tostões que recebem... Compreendo e aceito. MAS a direcção da FUT tem duas opções: Ou não aceita o serviço tendo em conta as evidências; ou aceita o serviço e faz as coisas em condições, inclusive o tratamento aos seus músicos e a postura dos mesmos. Esse Senhor Maestro, sempre teve uma postura arrogante e presunçosa no que toca à Ribeira... Se calhar é melhor lembrá-lo das contribuições dos Ribeirenses para o nascimento da FUT e para o manter da mesma... Ah, e já agora... lembrá-lo de onde vem o salariozinho que ele recebe (e não é pouco) como Maestro de uma Filarmónica que é mais Ribeirense que Taveirense! ;)

JPG disse...

Acredita que nunca comentei com ninguém, mas ainda bem que não sou o único a ter a percepção de frete que alguns elementos da FUT mostram na Festa que também é deles.

Se entenderes, coloca no grupo do face, pois às tantas há mais ribeirenses que sentem o mesmo.

Beijinhos

Anónimo disse...

Acabará a arrogância quando uma Comissão tiver a coragem de não trazer à Festa a FUT e já agora bacabar com a ida da Bandeira a Taveiro, porque os taveiranos não merecem fazer parte da NOSSA FESTA. disse