A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





16 outubro 2014

20 coisas para dizer aos pré-adolescentes

1. A atitude faz toda a diferença. Não mudes a tua atitude consoante as coisas que vão acontecendo. A frustração e o stress vem da forma como tu respondes e reages às situações, e não das circunstâncias em si. Se tiveres sempre uma boa atitude, as coisas acabam por desaparecer. Analisa o que te dizem, ouve a opinião dos outros, mas não deixes que isso te defina.

2. Aquilo que sentes e vives começa com a tua percepção das coisas. Nada te pode parar. Só os teus próprios pensamentos sobre ti e sobre a vida é que te podem travar. A tua percepção das coisas cria as tuas opiniões e orienta os teus pensamentos. Os teus pensamentos influenciam os teus comportamentos. E os teus comportamentos definem a tua experiência de vida. Portanto, tudo começa na forma como olhas para a vida.

3. Não te queixes. Aproveita o tempo a desfrutar da vida. Em vez de dizeres “tenho de fazer”, diz “vou fazer”. Muitas vezes queixamo-nos de coisas que outras pessoas adoravam poder ter ou fazer. Aceita as tuas imperfeições e luta para as combater. Cada erro é uma oportunidade para a evolução.

4. Uma atitude positiva compensa sempre. Os nossos pensamentos ficam a ecoar por muito tempo na nossa mente. É muito importante que mantenhas sempre pensamento positivo. Sorri o mais possível. Inventa, cria, diverte-te, explora coisas novas. Um sorriso altera a estrutura química do teu corpo. Faz-te sentir melhor e viver melhor.

5. A raiva é uma perda de tempo. Antes de gastares o teu tempo com pensamentos negativos, respira fundo. A raiva, o ressentimento, o ódio e a inveja só te fazem perder tempo – e o tempo é insubstituível. Nada é tão mau como parece. Há sempre algo bom, mesmo que esteja escondido, em tudo aquilo que vais viver. Só tens de ter calma e paciência para descobrir.

6. A preocupação é o teu pior inimigo. Rouba-te a alegria e mantém-te ocupado/a a pensar em cenários irreais. Quando estás preocupado/a, estás a desperdiçar a tua imaginação com coisas que não existem na realidade. Utilidade? Zero.

7. Não fujas das coisas, corre em direção a elas. A melhor forma de saíres de algo negativo é ires atrás de algo positivo. Simples. Mantém o espírito e a mente aberta para aquilo que te rodeia. Podes saber muito, conhecer muito, mas há sempre algo novo para descobrir.

8. A gratidão ajuda sempre. Estás a sofrer ou estás irritado/a com alguma coisa? É normal. Como transformar isso em felicidade e paz? A chave é a gratidão. Se te sentires grato por todos os problemas que não tens, vais ver que a sensação de paz e força para o futuro é automática.

9. Confia na vida. Há sempre uma razão para as coisas. Mesmo que pareça que tudo está a desmoronar-se, pensa que há uma razão para tal. A felicidade está em estares bem com aquilo que tens, e não em desejares ou preocupares-te desesperadamente com o que não tens.

10. A mudança é necessária. Estejas num bom ou num mau momento, isso vai mudar. A mudança faz parte da vida, e tu podes mudar também. Respira fundo. O passado já passou. Foca-te no que podes fazer e não no que devias ter feito.

11. És mais forte do que aquilo que pensas. Aceita cada momento, sem julgamento ou ansiedade. Lembra-te que tens força suficiente para aguentar qualquer coisa que surja na tua vida.

12. Ter problemas é bom. Significa que estás a fazer progressos. As únicas pessoas que não têm problemas são aquelas que não fazem nada na vida e que ficam sempre no mesmo patamar.

13. O tempo passa de qualquer das formas. Gastas a mesma energia a fazer algo produtivo que gastas quando ficas sem fazer nada. Portanto, é melhor ficares exausto/a por teres feito um grande esforço e aprenderes com isso do que estares cansado/a de não fazer nada.

14. Estar ocupado não significa ser produtivo. Não confundas “balanço” com “progresso”. Um cavalo de brincar está sempre com balanço, mas não faz qualquer progresso. Aproveita o tempo para fazeres, de facto, algo produtivo.

15. Só consegues algo se lutares por isso. Só vais conseguir algo na vida se lutares por isso. A diferença entre querer e ter está em fazer por isso.

16. O “certo” e o “fácil” nunca estão juntos. Faz o que é importante, e não só o que te for conveniente. Faz algo que valha a pena, que te fortaleça, que te ensine qualquer coisa. Escolhe sempre o caminho que te desafie mais. Escolhe aprender e crescer.

17. Sê tu próprio/a. Serás sempre mais eficaz se fores tu próprio/a. Reflete e lembra-te de quem tu és, das tuas ideias e dos teus princípios.

18. Encontra um trabalho importante para ti. Só vais conseguir ser o/a melhor se estiveres a trabalhar por um objetivo importante, positivo e ambicioso. Nunca trabalhes para um objetivo se não estiveres confiante de que o vais alcançar. Encontra desafios que te façam ficar acordado/a à noite com tanto entusiasmo.

19. Define sempre as tuas prioridades. Naqueles momentos em que te sentes pressionado/a de várias direções, respira fundo e lembra-te do que te move. Lembra-te do que é mais importante na tua vida. Tu é que decides o que é mais importante, e é essa decisão que vai ajudar a definir aquilo que tu és.

20. Eleva a fasquia. Sonha em grande. Faz com que os teus sonhos sejam indestrutíveis. São as tuas motivações que te vão fazer evoluir. O que parece agora muito difícil de alcançar, vai estar um dia bem perto da concretização. Não pares de tentar. Põe todo o teu entusiasmo nos teus objetivos. Questiona-te sobre as metas que queres atingir e, em cada manhã, enche-te de coragem para construíres o teu caminho. O esforço custa, mas compensa.

3 comentários:

JB disse...

Muito bem! Não só para os pré-adolescentes...

Abraço!

JPG disse...

Pois...

Abraço e obrigado!

Elisabete disse...

Muito bons conselhos!