A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





22 abril 2015

Estilo soviético

Há muito que o Futebol Corrupto do Porto de Pinto da Costa adoptou a política externa dos soviéticos, ou seja, passou a considerar que além das suas estritas fronteiras só existem inimigos e mouros. 

Esta atitude que, repete-se, é inteligente, carrega de cores fortes e paixão as simpatias e as militâncias portistas: militantes e simpatizantes ficam obrigados a uma vigilância constante, a uma desconfiança medular por tudo o que não seja Porto, a um desprezo o mais verbalizado possível de tudo e todos que estejam para além deles.

Este método eficaz de arregimentar paixões e tropas tem, no entanto, um reverso: limita o clube, circunscreve-o regionalmente, afasta interesses e apoios mesmo quando eles são merecidos. 

É o próprio Porto que rejeita o renome nacional e internacional, e se declara um clube bairrista. 

Daí que o meu entusiasmo quando o FCP ganhou aos alemães desfalcadíssimos e desconcentrados, não podia ser grande. Apenas a de um adepto do futebol perante um resultado interessante por parte de um clube pequenino. 


Sem comentários: