A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





24 setembro 2016

A "Troika" que nos governa

A foto, com o ecoponto no meio, está, no mínimo, interessante.


Independentemente de concordar com uma ou outra medida emblemática que este governo tomou, pergunto se a "bandeira" que tanto apregoam faz sentido ou é um embuste...

A austeridade acabou???

- Continuo com cortes no vencimento 
- Continuo com sobretaxa no IRS
- Senti (e de que maneira) o aumento do imposto nos combustíveis
- Continuo com a carreira congelada
- Etc...

Ir diminuindo era também o que já vinha a acontecer e que a coligação vencedora das legislativas anunciava - ir diminuindo... Mas "terminar com" é outra coisa, bem diferente.

Daí o consumo interno ter ficado muito abaixo do esperado e o consequentemente o crescimento económico ser reduzido.

Uma coisa é certa, conseguiram a paz com os sindicatos, o que os ajuda a trabalhar com a serenidade que o Jerónimo, as esganiçadas do BE, o Arménio Carlos, o Mário Nogueira, a Ana Avoila e tantos outros fizeram questão que nunca existisse, mesmo em nome de um bem comum.

Em termos de rendimentos para as famílias, será que temos agora mais do que teríamos com as medidas já em curso e prometidas pelo governo anterior (reposição gradual, a um ritmo mais lento)???

Quando chegarmos ao final do ano e preenchermos a declaração de IRS saberemos. Mas entre aumento de IMI, imposto sobre combustíveis, descida do IVA da restauração (embolsado pelos donos dos restaurantes e cafés) e outras técnicas de "dar com uma mão e tirar com a outra", poderão constatar que o rendimento disponível para as famílias é muuuuuito pouco.

Tão pouco como seria com as medidas do governo anterior, mas estas doem menos, pois são palmadas dadas com a esquerda e à partida, têm menos força.

O problema é se os actuais governantes são canhotos...

3 comentários:

Elisabete disse...

Pois é! E eu que tenho uma casa virada para o sol (sniff!!!).
Bom fim de semana.

Anónimo disse...

Os canhotos geralmente são pessoas sensíveis e inteligentes. Falo com "conhecimento de causa"...

Anónimo disse...

"Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis."
Descartes

No entanto, o aumento do rendimento social de inserção e do abono de família, entre outras medidas que beneficiam os mais pobres, já deixam antever uma luz, ainda que ténue, ao fundo do túnel...
Quanto ao aumento do IMI e ao aumento do imposto sobre os combustíveis, felizmente não constituem preocupação para todas aquelas famílias que não são proprietárias de imóveis nem de veículos automóveis...