A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





26 fevereiro 2017

Da reposição de ordenados...

Evolução do vencimento de fevereiro de um funcionário público qualificado, na última década.

Alguém se deu ao trabalho de verificar os recibos de ordenados do mês de fevereiro e comparar os valores líquidos (aqueles que realmente contam, pois é esse o dinheiro que entra no banco).

Entre 2009 e 2014 (5 anos), houve uma descida de 339€, ou seja, como aqui tenho dito, numa casa com dois funcionários públicos, a quebra do poder de compra ultrapassou os 700€ mensais ( duas vezes 339€ + o aumento de impostos na restauração, combustíveis, energia, etc.).

Assim, temos 3 hipóteses para as famílias:
- poupavam muito e deixaram de o fazer
- passaram a contrair dívidas
- modificaram bastante o seu nível de vida

Mas...

Falemos da tão apregoada "reposição se salários" com que a geringonça costuma encher a boca...

Repor em relação a quando? A quem? 

Ao que o Sócrates tirou (chegou a ser 1538€ e ainda com ele baixou para 1425€).

Ao que Passos Coelho tirou (começou em 1429€ e no último ano foi 1303€).

Seja como for, relativamente ao governo anterior (2015), temos mais 10€ (que farturinha...) 

Quando comparamos com o valor "pré-crise" (1538€) ou mesmo com o 1º ano do governo de Passos (1429€) percebemos que repuseram apenas uma pequeníssima parte e até atingirmos de novo o valor de 2009, muitas geringonçadas são necessárias.

Se eu acho que é impossível devolver tudo num ano? Claro que não!!!

Mas não atirem areia para os olhos das pessoas e, principalmente, não sejam mentirosos!!!


3 comentários:

Anónimo disse...

Professor João Pedro, 10€ é certamente uma "farturinha" para quem passa fome diariamente, não tem que vestir, não tem casa, etc...
Por acaso, para mim, que carrego a "geringonça" do meu telemóvel (que apenas serve para fazer e receber chamadas e pouco mais)com 10€ duas vezes por mês, esse montante até dá um certo jeito...

JPG disse...

Ai que nem a semântica lhe vale...

10€ em 1500€ é pouquíssimo!!! Apenas 0,6% de reposição.

Mas a questão é "repor", "reverter", "devolver", percebe???

Estas palavras, repetidas até à exaustão, são MENTIRA!!!

Só isto... simples assim?

Anónimo disse...

É defeito de formação... Não percebo nada de números... apenas percebo de poesia e "lamechices", típicas da "Esquerda"... Quanto aos €10, queria apenas estabelecer uma "comparação" para esclarecer que não é um montante tão pequeno quanto se pensa... Isto porque me fala de "semântica", de "significado de palavras"... É como dar 5 cêntimos a um pobre... Parece pouco aparentemente... Mas se 100 pessoas, por exemplo, o fizerem diariamente, continuará esse montante a ser escasso?
Já nem a semântica me vale realmente... pois ninguém parece querer entender o que escrevo nem o que penso...