A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





23 março 2017

A mi manera

Provavelmente a canção mais conhecida em todo o Mundo será "My Way", de Frank Sinatra. Cantada em karaokes do extremo Oriente à América do Sul, trauteada por europeus e reconhecida por africanos.

Mas... 

A canção não se chama My Way e muito menos é do Frank Sinatra (ele apenas a cantou, como tantos outros). Podemos até dizer que ficou mundialmente célebre por esta canção (mas não só).

Voltemos à canção e a quem realmente a criou...

Há precisamente 50 anos atrás, Claude François escreveu a letra (juntamente com outro françês) e o mesmo Claude François compôs a música (também aqui conjuntamente com um terceiro autor). Ou seja 2 escreveram a letra e 2 compuseram a melodia, sendo que o ponto comum foi Claude François que ainda a interpretou pela 1ª vez, ou seja, é a ele que se deve!!!

Nasceu no Egipto em 1939 e morreu num acidente em Paris em 1978, ou seja, como faleceu novo - 39 anos - não teve "força" para o reconhecimento da sua autoria.

A canção foi composta em 1967 e no ano seguinte pediram ao David Bowie que a adaptasse para o inglês (naquela época as editoras tinham muito poder, penso que seria a Philips), mas a coisa não terá corrido bem e o génio criativo de Bowie não se dava com adaptações, tendo criado nessa altura e "com base" na melodia música Life on Mars.

Aparece então em cena Paul Anka que criou uma versão "americana" e ficou com os direitos da música em inglês, já com o título "My Way". 

Daí para cá,  em 1969, Frank Sinatra teve um sucesso planetário com a sua voz poderosa e orquestra do melhor e Elvis Presley em 1973 cantou-a com a qualidade de sempre.

Nunca mais faltaram versões e até Sid Vicious fez uma versão punk.


2 comentários:

Anónimo disse...


São publicações como esta que conferem ao " Enclavado" o estatuto de verdadeiro serviço público, pois para além de difundir cultura ainda nos proporciona grandes momentos musicais. Penso eu de que....
Beijo!

Elisabete disse...

Em França, "Comme d'habitude" est intemporal.