A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





18 fevereiro 2020

Racismo ou racistas???

Detesto a claque do Guimarães!!! Já assisti a uma cena em pleno estádio cidade de Coimbra que me levou a isso mesmo.

No entanto...

As mesmas pessoas que estupidamente utilizaram sons de macacos cada vez que Marega tocava na bola, já o aplaudiram, quando ele jogou no Guimarães.

Essas pessoas aplaudem jogadores negros da sua equipa e da seleção.

Ou seja, não serão racistas, "apenas" clubistas! 

São "só" estúpidas e aproveitam a cor da pele como podiam aproveitar serem carecas, usarem óculos (caixa de óculos como chamávamos aos miúdos que precisassem de os usar).

 Preconceito??? Sim!!!

Mas sobre a clubite que cada vez mais cega quem ainda (cada vez menos) acompanha futebol.

Há muito tempo que deixou de ser um desporto. Passou a ser tudo menos um desporto que a malta jogava na rua, entre amigos, com balizas feitas de pedras ou chinelos (na praia), onde o resultado pouco interessava.

Hoje é um negócio para 3 jornais diários, dirigentes (pagos principescamente), empresários (que dominam convocatórias para seleções e todo o mercado - levantam e derrubam dirigentes e clubes seculares), intermediários, "olheiros" (que mandam jovens brasileiros para a Europa - os pais pagam na esperança de se tornarem profissionais e os miúdos passam fome -, comentadores televisivos (paineleiros) que diariamente invadem todos os canais durante horas a fio, como se esse fosse o assunto ais importante do país, da sociedade ou da humanidade, jogadores e intermediários que  ficam estupidamente ricos de um dia para o outro, etc.

Este "etc." engloba a fossa que são as claques, ou, como diz o "Orelha", grupos organizados de adeptos. Aqui lava-se dinheiro, passa-se droga, amedronta-se, comete-se todo o tipo de crimes, envolve-se as forças de segurança (é um aparato digno de "Diretos" nas televisões, como se uma manada de toiros bravos estivessem a ser conduzidos por campinos. Mau demais...

O governo (este e os anteriores) fecham os olhos e assobiam para o lado, vindo a público como virgens ofendidas, apenas quando algo vem a lume.

Um só clube não consegue lutar contra o peso que Superdragões, No Name, Juventude Leonina têm na sociedade portuguesa. O fraquinho Frederico Varandas (com uma herança pesada, liderança nada carismática e um clube claramente dividido internamente) pouco pode fazer, mas não vira a cara à luta. Já lhe valeu ameaças, pancada e todo o tipo de insultos. Já recorreu à Liga, à Federação e ao Governo, mas ninguém aproveita para fazer algo estrutural sobre o que grassa no futebol portuguÊs. 

O estado atual parece convir a (quase) todos, por isso, mais Marega, menos cuspidela, mais adepto morto em rixas combinadas, menos fruta, mais toupeira... vamos continuando a fazer como os pinguins no Madagáscar... sorrir e acenar.

Por mim, já há algum tempo que deixei de acompanhar tal fenómeno que deixou de ser desporto, passou a ser negócio e agora é um antro da miséria social onde tantos gostam de chafurdar.

2 comentários:

Super-febras disse...

Por aqui, desporto de massas ha o Hoquei no gelo (NHL), o Basquetebol (NBA) e o " Football" com cornadas de capacetes (NFL). Nos noticiarios depois de estes tres de vez em quando ouve-se falar tambem de golfo e tenis. E claro ha exepcoes. Este caso um deles. E o cabecalho nao e, "Racismo na claque do Guimaraes". O cabecalho e, "Racismo no futebol em Portugal".
Nos noticiarios pouco tempo durou mas nos canais especificos de desporto ainda hoje, Sabado 22/2 se falava nisso, mas mais a fundo, agora involvendo a justica ou melhor a falta dela em Portugal e que sem ela nao se pode aceitar a candidatura de Portugal/Espanha para o mundial de futebol a nao ser que os castelhanos realizem tambem em sua casa os dezaseis jogos que caberiam a Portugal. Perder estes jogos e' como perder em volume de jogos um Europeu. Era bom que se percebesse isso mas como nem os politicos nem os magistrado perdem nada com isso duvido que algo se faca. Quem perde sao os Zes ou melhor ja perderam quando fomos uns tontos com o que gastamos em estadios quando do Euro que anfitreamos. Esta competicao poderia ser uma de lucro caso se evitassem desvios.
Quanto ao racismo, racismo e' sempre racismo. Quando se emitem sons de macaco direccionados a um jogador de cor isso e racismo. Quando o clubismo nos leva a ser racistas isso e racismo. Nao ha desculpas para o racismo. O mesmo querem os estrupadores quando culpam as sua vitimas por usarem mini-saia curta, pintarem muito a cara, frequentarem certos lugares ou andarem de noite na rua. Isso a mim, a muitos e a muitas nao serve. Nao serve nos nossos estadios, na Assembleia da Republica, nos nosso bairros, nas nossas escolas e nao serve nas nossas casas. Enquanto houverem fronteiras a qualquer momento somos nos as vitimas do racismo. Perguntem a um emigrante de um qualquer pais. Nao e necessario ser negro, amarelo ou vermelho. Nao e' necessario ser Judeu, Mulcumano, Comanche, Inca ou Zulu. Em Africa no Uganda acharam suficiente o facto de se ter um nariz de tamanho diferente (tal tinha sido estabelicido pelos Belgas) para se chacinar gente do mesmo povo. Na Europa nos balcas foi o que foi; europeus a assassinar europeus meio seculo depois de terminar uma segunda guerra mundial e de todos sabermos os crimes nela cometidos. O racismo so precisa da voz de um e o silencio de todos os outros. Depois para caminhar e ganhar terreno, as desculpas. Portugal nao e' um pais racista mas e um pais com racismo e em que nele o racismo cresce por detras de toda a sua corrupcao escondido nos tantos e graves problemas da sua populacao e onde a melhor resposta parece ser a de culpar as vitimas. Na podridao do futebol da qual nem tiro nem adiciono uma virgula daquilo que afirmas, poderao, quem tem poderes para isso, alicercar a mudanca radical e pesada necessaria a um NAO inequívoco ao racismo.

JPG disse...

É isso mesmo!!! Que tenha sido a gota de água para fazer transbordar justiça (com penalizações efetivas, claro) para o caos que se vai vivendo numa "coisa" que já foi um desporto lindo.

Aquele abraço!!!