A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





11 fevereiro 2008

José Telmo Sócrates Correia *

1 - Nos anos 80, José Sócrates, como engenheiro técnico ao serviço da Câmara da Covilhã, terá subscrito dezenas de projectos de edifícios na Guarda suspeitando-se que eram ‘assinaturas de favor’ para ultrapassar entraves legais. As explicações do primeiro-ministro foram frouxas - alegou “perseguição”, nada adiantando sobre o cerne da questão.

2 - Telmo Correia, enquanto ministro do último executivo PSD-CDS, assinou 300 despachos na madrugada do dia em que o actual Governo socialista tomou posse. Numa destas matutinas decisões ter-se-á definido a não devolução ao Estado do edifício do Casino Lisboa. O caso foi conhecido devido às escutas telefónicas no âmbito do famoso ‘processo dos sobreiros’.
3 - Aparentemente, não há relação entre as duas personagens: puro engano. Sócrates e Telmo são um retrato fiel do produto-tipo que os partidos costumam expelir, iguais a milhares de profissionais da política deste regime nos últimos 30 anos, que se iniciaram nas ‘jotas’, que vagueiam nos gabinetes do poder, afastando-se da realidade e da ética das pessoas comuns, perdendo ideais, vivendo dos biscates e desenrascanços políticos à espera das circunstâncias felizes que os transportem para voos mais altos: Telmo Correia chegou a ministro excedendo-se a si próprio; Sócrates, após o processo Casa Pia, conseguiu ser líder do PS e foi ainda mais longe.
O líquido amniótico destes políticos é exactamente o mesmo. Aquilo que fazem é muito semelhante.

Sem comentários: