A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





26 setembro 2008

A indignação do nosso P.M.

O primeiro-ministro ficou muito indignado quando soube que existia um mecanismo chamado ’short-selling’, isto é, a possibilidade de alguém vender na bolsa aquilo que ainda não é seu.
Mas se o primeiro-ministro se quer indignar com práticas correntes, não é preciso ir à bolsa. Pode indignar-se com o mercado imobiliário, por exemplo. Vejam bem que é possível comprar uma casa que ainda não foi construída. Só que não lhe chamamos short-selling. Chamamos-lhe contrato-promessa.

Mas o principal actor nesta história de exigir o que ainda não existe é o governo. Por exemplo, o Pagamento Especial por Conta. As empresas e os particulares estão obrigados a pagar impostos por conta de lucros que ainda não obtiveram e até podem nunca vir a obter.
Sócrates devia indignar-se com isto. Devia mesmo proibir tal prática. No IVA também. O IVA é pago pela factura, muitas vezes antes de se saber se o cliente paga. Quando o cliente é o estado, o fornecedor, primeiro vende o produto, depois entrega ao estado o IVA que ainda não recebeu. Semanas, meses ou anos depois, o estado paga-lhe o produto e devolve-lhe o IVA.
Podemos dizer que durante este tempo, o fornecedor ficou short no IVA e o estado ficou long no abarbatanço do dinheiro do fornecedor. Sócrates devia estar piurso com isto. Alguém que lhe explique.
(Adaptado daqui)

6 comentários:

Anónimo disse...

Comparar a Bolsa com o mercado imobiliário, é obra.

Apesar de a casa não estar construída, não deixa de haver uma obra a decorrer e projectos aprovados para a sua construção. Quem vende, está a vender o que vai construir e que é seu(num determinado prazo). Quem compra, não sendo obrigado a fazê-lo, antecipa-se a uma possivel inflação dos preços do imóvel no pós-construção. Não vejo qualquer problema. Até porque, num CPCV sinaliza-se o mesmo, a escritura só será feita depois da licença de habitação. Licença essa, que só é dada depois de um vistoria ao imóvel (construído)a cargo das autarquias.

Ao longo dos últimos meses, percebi que já só se critica por criticar, ou seja, já não há argumentação ou preocupação com este país, existe sim, uma caracterização da pessoa (PM). Secalhar, o "Xocraste" devia fazer o mesmo que fez o grande "Durão", virar costas ao país e, sendo talvez a 50º escolha, ir para a UE ganhar umas boas massas.

JPG, partindo de um pricipio básico de que tem de haver um líder e um Governo neste País, diz-me, sinceramente, quem neste momento é melhor que o que temos, seja PM ou Partido Político. Não me venhas com a conversa do Salazar porque isso é demagogia.

Houve um senhor, de uma certa idade, que me disse um dia: "quem invóca o regresso de Salazar é porque não viveu esses tempos ou então tinha ligações à PIDE."

Atenção que há muita coisa que é criticada que vem de outro tempos, não é de agora. Não se esqueçam que a crise financeira é nível Mundial, não é por causa do PM que as Bolsas e o preço do Crude está a "rebentar". É como a história dos preço dos combustivéis, quem na altura apoiou essa grande medida do PSD em privatisar a gasolineiras, hoje critica o Governo pelo imposto sobre os mesmos, que é mais baixo agora do que era na altura (Antes=68%, Agora=60%).

Critiquem o tem de ser criticado e não quem dá a cara por quer mudar para melhor.

Quando se fazem reformas não se pode agradar a "gregos e Troianos".

Sei que não tem nada a ver com este post mas, estava agora a ouvir que o Ditador da Madeira acabou com a liberalização dos combustíveis, não se perguntam como será isto possível? Sabem que quem está a pagar tudo isto?

Abraços

JPG disse...

O short-selling foi proibido pelo nosso P.M., informa-te sobre o que é e concluirás que também ninguém te obriga a nada e que se trata de um comprimisso sobre uma compra e venda de um bem que fisicamente ainda não existe.

A questão era: com valores imobiliários (casas), é permitido e com valores mobiliários (acções), é proibido.

Mas ele lá terá as suas razões...

Aliás, com pessoas como tu, que batem palmas a tudo o que diz e faz, sem sequer questionar ou achando que quem questiona já está a mostrar implicância, ele nem necessita ter razões. Basta-lhe sorrir e o povão vai atrás.

A propósito, hoje almocei com o Barbeiro e com o "Kokabychynos", (é o artista que está abraçado ao "Cangas" na foto debaixo do D. Afonso Henriques).

Falámos de ti, claro! Bem, claro! Também mal, claro!

Abraço!

Anónimo disse...

Não nos estamos a fazer entender, ficas com a tua que eu fico com a minha.

"basta-lhe sorrir e o povão vai atrás." Enganaste-te não foi? Não querias dizer "os sindicatos falam e o povão vai atrás".

Disseste que bato palmas a tudo o que diz e faz... então e tu? Criticas tudo o que faz e diz!!!!!

Coloquei-te uma "questão" à qual não fizeste qualquer comentário, será porque não reparaste, não queres falar sobre isso ou "engoliste em seco"? Já agora gostava de saber a tua opinião.

Tiveste com quem? Com o Mourinho... perdão, kokabychynos? Vocês é só ajuntamentos, o "cangas" ta cá com uma "broa"!!! Tive agora a falar com ele... que bubadeira... O gajo não se nega!

Kokabichynos, para o meu Pai estar abraçado a si, é porque é um tipo porreiro!! Abraço

Sim, só chegaram a falar bem de mim para não deixar o "cota" triste. Quando aí for, temos de ir "buer" uns copos, sim porque apesar de jovem e irreverente gosto de umas belas "mines".

Abraços

JPG disse...

O Homem está um bocado afectado...

Acho que foi do entrecosto, esteve muito tempo em vinho d'alhos.EhEhEh.

Aparece por cá que a malta "chega-lhe" umas fresquinhas.

Porta-te!

Anónimo disse...

Fica combinado!!!

JPG, JPG, hoje dou-te o desconto, mas ou aqui ou pessoalmente terei um resposta tua...

"JPG, partindo de um pricipio básico de que tem de haver um líder e um Governo neste País, diz-me, sinceramente, quem neste momento é melhor que o que temos, seja PM ou Partido Político. Não me venhas com a conversa do Salazar porque isso é demagogia."

Vai-te mas é deitar primo!!

Grande abraço

Anónimo disse...

Esse teu "silêncio" diz tudo, não sabes o que dizer...