A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





22 dezembro 2008

Nomes de cães


As modernices podem ser vistas em todas as vertentes. Senão vejamos, os cães hoje em dia são "Milú", "Picatchu", "Lulu", "Jony", "Kika", "Óscar", "Mateus", "Tucha", "Nancy", e por aí fora...
Há algumas décadas os cães tinham nomes que honravam a raça canina, bem como os seus donos, que os chamavam com um berro forte, cheio de orgulho... "Savimbi, anda cá!"
Claro que havia o "Perdido", "Tejo", "Matateus", "Sporting", "Benfica", "Mondego", "Sado", "Boby", "Nilo", "Bem-feito", "Piruças", "Lorde", "Nero", "Lassie", "Jackie".
Fica o desafio para lembrarem nomes de cães do antigamente...

13 comentários:

Anónimo disse...

SISSIBUKi - que era o cão do Moroni

Anónimo disse...

Lembro-me perfeitamente de todos os cães que o meu avô teve, lembro-me de uns 6/7... todos eles com o mesmo nome, o "Nilo". Mas também me lembro que havia um (da vizinhança) que lhe chamavam "Saguim", mas tenho dúvida se isso não será um nome de uma raça canina. É que eu de raças percebo pouco e cães gosto de os ver bem longe.

Anónimo disse...

O que vinha aqui dizer já o Rapsag disse. O Ti' António, ou Toino como eu sempre lhe chamei, sempre teve Nilos, sempre bons cães. O tal Saguim da vizinhança (para ser mais específico, da casa da frente dos Nilos) era o meu cão.
Sei que Saguim é uma espécie de macaco mas neste caso foi nome de cão.

JPG disse...

Lembro-me do Saguim e do franjinhas... e da Nani

Anónimo disse...

O franjinhas era o teu cão? O castanho?

JPG disse...

Esse era o Pluto. Um simpático!

Unknown disse...

E o Piloto,a Diana.Recentemente o meu filho aquiriu um e batiptizou o gajo com o nome de Magalhães. Um dia deste meto por aqui o foto do gajo,(cão)

Anónimo disse...

O Pluto era filho do Tiquinho.
A "Nani", era uma cadelinha linda que descascava amendoins.
O "Bem-feito", bem esse passou alguns momentos de muitos "nervos".
Havia ainda a "Diana",a "Malhada",a "Guiné"

JPG disse...

A "Guiné" magrinha e com os dentes partidos por ter embatido numa árvore, quando perseguia um coelho com algum nevoeiro.

O "Pluto" era filho da "Susy" e do "Tiquinho".

Anónimo disse...

Comentários deliciosos!!!! Apesar de não ser da vossa zona também tinha alguns rafeiros na minha: A Bobicas (que todos pensavam que era um cão até à primeira ninhada), o Boneco, o Kimba, o Pirata, a Lady, o Charik (inspirado num cão de uma série da TV em que o protagonista era um cão de guerra, que andava num blindado, lembram-se?), e tam bem tive uma Lassie e um Dog. Amigo da Sopa.

JPG disse...

Do Charik não estou bem certo... mas do cão vagabundo (pastor alemão) que dava aos domingos antes do almoço, gostava muito.

Recordo ainda um ou outro Dick e o temível Leão, do "ti Paixão".

Anónimo disse...

O Sr. Orlando tinha um cão cheio de nervos que dava muita luta. Qual era o nome dele?

JPG disse...

O Skip. Mas era muuuuito mau...