A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





21 fevereiro 2009

Pois é, pois é...

Os professores doutorados ou com mestrado, aumentaram 117,5%. Os dados registavam 2.546 em 1999/00 e 5.540 em 2006/07, ainda assim este grupo de docentes representa apenas 3,4 % do número total de professores.
Com esforço, incuí-me nesta reduzida percentagem. No entanto, para efeitos de avaliação, conta exactamente.... ZERO! Ou seja, podia continuar "apenas" com a licenciatura, pois o actual regime de avaliação não contempla Mestrados ou Doutoramentos (felizmente o que aprendi, ninguém me pode tirar).

Ainda sobre ensino, os alunos em França estão de férias de Carnaval desde 6ª feira, dia 13 e apenas retomam as actividades lectivas 2ª feira, dia 2 de Março - Duas semanas.
Em Portugal seria um problema os pais não terem onde depositar os filhos e a inveja por os Professores terem alguns dias para reuniões (para não serem sempre pós-laboral e terminarem às 22:00), corrigir e elaborar testes, actualizar conteúdos, sem terem a mesa da sala ocupada todos os fins-de-semana com tantas fichas de alunos, dossiers...

2 comentários:

Unknown disse...

Por aqui Bélgica os alunos também têm férias.Os pais têm várias soluções.Campos de férias,colónias de férias ,cas ou visitas guiadas diárias a museus ou outros locais importantes.

JPG disse...

Em toda a Europa Ocidental é assim.

Mas em Portugal, como as escolas também servem para os alunos darem descanso aos pais, se estivessem abertas aos Domingo, teriam muitos clientes pela certa...