Em Portugal é de conhecimento geral, que o Vítor Baía é o jogador com mais títulos no Mundo, 32 conquistados pelo Porto e Barcelona. Sempre aceitei este facto sem o questionar!
No entanto para os ingleses, Giggs é que é o jogador mais titulado de sempre, tem 29 títulos todos conquistados ao serviço do Manchester United.
E porque razão consideram os ingleses que 29 títulos são mais do que 32? Segundo eles um jogador para ser campeão tem que ter participado em pelo menos 10 jogos, por exemplo Maniche não recebeu a medalha de campeão pelo Chelsea porque só jogou 8 jogos. Em competições a eliminar um jogador também tem que ter uma participação em pelo menos 1 jogo!
Com estas regras o ingleses acham que o título de campeão pelo Porto, em 2007, não deve ser considerado pois ele só jogou 4 minutos. A Taça de Espanha também não deve ser considerada porque Baía não jogou 1 único minuto, nem a Supertaça Europeia de 1998 e nem o campeonato de Espanha de 1997/98 pois Baía só fez 2 jogos.
A minha opinião é de que os ingleses estão certos em pensar assim, e não tem nada a ver com o Baía, isto é válido para todos os jogadores de todas as equipas que foram considerados campeões só porque jogaram 1 minuto no último jogo do campeonato! Eu sei que podem dizer que esses jogadores treinaram com a equipa a contribuíram assim para o título, mas todos sabemos que durante a época dezenas de juniores são também utilizados em treinos e não merecem por isso a título!
Mas esta é a minha opinião. Qual é a vossa? (Fonte: bola na trave)
2 comentários:
Penso que qualquer que seja a conclusão a que cada um possa chegar sobre este assunto, o Vitor Baía foi um dos melhores guarda-redes do Mundo com imensos titulos. Se calhar, podia ter mais um: o de campeão da Europa de Selecções, se o Scolari o tivesse colocado na baliza no Euro 2004.
Quanto à tua questão, também acho que deveria existir um numero minimo de jogos em cada competição para se poder considerar que o jogador a ganhou. Ainda assim, e para um Português, ganhou muita coisa. E não jogou sempre no Man United como o Giggs, que todos os anos é candidato à vitória em 4 competições (Premier League, Taça de Inglaterra, FA Cup e Champions League).
Concordo que o Baía foi um dos melhores guarda-redes do mundo.
O Baía não jogou sempre no M. United (que esteve impedido de participar em competições europeias), mas jogou no FCP (que para consumo interno tem chegado e bastado, além das vitórias internacionais) e no FC Barcelona, que não é propriamente um clube de bairro.
Já sermos campeões europeus, até podia ter acontecido com o Baía na baliza (apesar do golo sofrido na final não ser um frango descarado e o resto da equipa nunca ter conseguido um golinho que fosse), mas talvez nem tivessemos chegado à final, pois se há momentos marcantes dessa competição (e não só para os portugueses), eles foram protagonizados pelo Ricardo.
Se a questão fosse, qual foi melhor G.R., obviamente e sem qualquer dúvida, o Baía.
Enviar um comentário