A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





15 maio 2009

Excerto de um PRA num RVCC (nível secundário - 12ºano)

«Já todas as pessoas, tem a hipótese de ir a internet em vez de ver o jornal na TVI, apresentado pela Manuela Moura Guedes, que a única coisa faz e alarmar mais as pessoas, já que com o seu tom de voz, quase sádico, se alguma coisa está má, por aquela senhora, da maneira como ela diz, parece que é o fim do mundo.
Estou a mencionar esta senhora, mas poderia mencionar muito mais, por isso tenho a internet, que pelo menos não tenho que ouvir nada, já que se o mundo está assim a culpa não será totalmente culpa do governo do Eng.Socrates.
Digo Engenheiro, mas ao que parece não o será, e o mal que isso têm?
Se for, bom para ele, mas se não for, é para dar mais força a todos os Portugueses e que não têm curso nenhum, que é possível la chegar.»
Todos os erros ortográficos, de construção frásica ou de semântica são do(a) autor(a), ou seja, do(a) candidato(a) no âmbito das novas oportunidades.

5 comentários:

Anónimo disse...

AO LER NESTE POOST ESTE TRISTE EPISÓDIO, DESTA TRISTE PESSOA QUE ACHA QUE TIRAR UMA LICENCIATURA ÁS COSTAS DE UM MONTE DE ENERGUMENOS COMO ELE, É DAR APOIO AOS ANALFABETOS, ESTA PESSOA É DIGNA DE UM BUSTO, PARA SER LENBRADA COMO INGÉNUA;-MAS ENTENDENDO COMO PENSO QUE É PARA DEPRECIAR AS NOVAS OPURTUNIDADES,NÃO É DE MODO NENHUM A FORMA MAIS CORRETA DE MOSTRAR DESPREZO POR QUEM LÁ ANDA, PORQUE TENHO QUASE A CERTEZA, QUE ESTA PESSOA SE TEM UMA 4ª CLASSE TIRADA HÁ 50 ANOS, E SE ANDA PARA SEGUIR EM FRENTE, TEM DE PASSAR POR EXCELENTES PROFESSORES, DE MATEMÁTICA, DE ORTOGRAFIA, DE ESCRITA FLUIDA, TER PELO MENOS 100 HORAS DE COMPUTADOR,
PORISSO DEPOIS DO QUE LI ESTA PESSOA ESTÁ SÓ INSCRITA, E DAÍ NÃO PASSARÁ, SE ESCREVE ASSIM, SE SE EXPRIME ASSIM!É DAS TAIS COMO DIZES, NEM QUE SEJA O AMIGO NAVIGATOR, GANHA SEMPRE,MESMO COM AS CAPACIDADES QUE ELE APESENTE,
PARA ELA CHEGARÁ, MAS COM A ESCOLA QUE CONHEÇO MUITO BEM,APRESENTA-SE UM CASO COMPLICADO...

Anónimo disse...

Depois do que li neste comentário anterior, acho que nem o "postado" nem o comentador conseguiriam adquirir a validação das suas competências,porque é por demais evidente a falta de qualidade para tal. Aliás, o nosso amigo JPG, que também tem dado umas aulas nesse domínio das NOVAS OPORTUNIDADES, poderá se assim o entender, ser "juíz em casa própria",ou não?
Um abraço. Saudações Ribeirenses.

Álvaro disse...

É de facto um bom texto e bem construído!
Compreendo que seja difícil corrigir algo que deveria ter sido bem ensinado por volta dos 10 anos, mas podiam apostar na Língua Portuguesa nestes cursos em vez de fazerem da Informática o seu maior trunfo quando o mais certo é nunca mais ser utilizada.

Mas o mais curioso aqui é o comentário do Anónimo que se revelou algo complicado de ler e que está tudo em maiúsculas, que nesta coisa das boas maneiras ortográficas significa que fala aos berros.

JPG disse...

Abstraindo-me do excerto publicado, julgo que o processo RVCC tem várias incorrecções, que seria exaustivo enumerá-las.

Ainda assim, reconheço que para uma muuuuito pequena minoria, é uma forma de certificar que tem competências.

De uma maneira geral, continuo a afirmar que as escolas nunca fecharam e as unidades capitalizáveis dos cursos nocturnos já existem há mais de uma década.

Claro que aí existem testes e isso é que faz toda a diferença.

A falta de disponibilidade, é na maior parte das vezes uma falácia, pois as aulas não são obrigatórias e o estudo pode ser feito em casa.

Penso eu de que...

Anónimo disse...

A VIDA É UM PRESENTE DE DEUS,
MAS SABER VIVER É UM PRESENTE DA SABEDORIA.