A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





29 novembro 2010

Ração para gatos castrados

A campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar foi um sucesso. Ainda bem, pois cada vez mais pessoas recorrem a esta preciosa ajuda.

Mas numa altura em que tanta gente precisa de bens de primeira necessidade, será normal assistir a publicidade na TV a ração especial para gatos castrados?Ah e tal, parece que os bichanos capados têm mais facilidade em ter problemas renais...

Bom senso precisa-se e esse o FMI não pode trazer.

3 comentários:

Anónimo disse...

Só para lhe dizer que sim, os gatos/as esterilizados não tem mais, tem muita facilidade em ter problemas renais... Pense que tudo no mundo é importante, sejam pessoas, animais, ou até mesmo o futebol, tudo tem o seu propósito.. Não preciso que publique o meu comentário, quero só que reflicta que quem tem animais deve tratá-los com dignidade e com os cuidados adequados a cada um, neste caso, se se tem os animais castrados (que já é uma mais valia na sociedade, para evitar a procriação desregrada de tantos animais) deve-se sim adquirir uma ração própria para os mesmos.. Não é preciso comprar as marcas mais caras que são um abuso (ex: Proplan gatos esterilizados custa 10€ +- 1kg.. Ou uma premier qualquer coisa que custa 20€ 1kg ), mas marcas mais baratas para o mesmo efeito... Eu também dava ração normal a uma das minhas gatas, até que ela deixou de conseguir urinar, por ter pedras a impedir a passagem de urina.. Se eu não me tivesse apercebido a gata teria morrido em sofrimento... Por isso, quem tem animais que os cuide como se de um membro da família se trata-se, quem achar desnecessário este tipo de incentivo o melhor é não ter animais, ou te-los sem os castrar e evitar ao máximo que se reproduzam, que no caso de quem tem gatos com acesso ao exterior não é uma tarefa muito fácil, sem contar que tanto cães como gatos no cio tem sons característicos e muito incomodativos não só para os donos como para vizinhos, sem contar com a marcação de território que tem um odor bastante agressivo... Espero ter sido clara que não estou a tentar ofender, estou só a tentar explicar-lhe o porque da importância deste tipo de rações...

Sofia Bola disse...

O outro comentário foi anónimo sem necessidade, peço desculpa. E sim, é obvio que umas coisas são mais importantes que as outras, é prioritário ajudar pessoas que precisem de bens básicos que comprar ração para gatos esterilizados, mas em tudo ha coisas mais importantes que outras, o que não faz com que isto seja mesmo importante... Não sei, mas deduzindo que o senhor/a é voluntário no banco alimentar, compreendo a sua frustração quando as coisas não correm bem.. Eu sou voluntária numa associação de cães e noutra de gatos, ajudo com o meu tempo pois não tenho possibilidades financeiras, e é triste ver as pessoas a irem entregar os seus companheiros de anos a canis de abate, porque largam pelo, porque cegaram, porque "fazem cocó" como já me aconteceu ouvir este tipo de coisas... Eu vivo numa vila, gosto ou gostava de passear a minha cadela, mas sempre que chega o verão são muitos os cães abandonados, ninguem se sente seguro seja a passear o cão ou mesmo andando sozinho na rua com tantos cães que não sabemos se são ou não agressivos... Felizmente hoje em dia já muita gente recorre a esterilização, pois o principal motivo de abandono é quando o animal tem crias e não se arranja donos para todos, vão para a rua ou muitos são atirados de carros em andamento de autoestradas como ainda este ano uma das nossas voluntárias assistiu e conseguiu parar o carro num sitio "seguro" pois nunca e seguro parar numa autoestrada e por o cão dentro do carro e ir com ele para o veterinario.... Espero que entenda onde quis chegar, se ficar com a mesma opinião compreendo, pois somos todos diferentes, mas pense só que tudo é importante e que tudo afecta o pais onde vivemos.. Só mais uma coisa, os sem abrigo por exemplo, a conta de haver tantos cães abandonados de certeza que contraem muitas doenças dos mesmos... Pois muitos animais também são abandonados por apanharem doenças que contagiam humanos, como doenças de pele, ou doenças que se peguem através de mordidelas... Eles estão sujeitos até mesmo a serem atacados por os animais não reconhecerem que eles não lhes vão fazer mal como os antigos donos, pois muitas vezes a agressividade é reflectida pelo comportamento do dono para com o animal ou a frente do animal... Por isso é bom que haja quem se preocupe com os animais enquanto outros se preocupam com as pessoas e com outras coisas, para tentar melhorar certas coisas...

JPG disse...

OK Sofia. Compreendi perfeitamente.

Boa semana!