A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





10 maio 2011

Carregais e as estranhas coincidências

As bermas dos Carregais ficaram admiradas por terem visto as enchadas da Vila duas vezes em menos de quinze dias (às vezes os meses e anos de saudades de tais alfaias apertavam...)

A propósito, o Fontanário dos Carregais (ficou bonito, por sinal), foi este ano considerado nas Maias.

Tempos houve (décadas, aliás), em que os serviços sociais, administrativos, culturais, desportivos, religiosos, etc. eram prestados aos habitantes dos Carregais pela Freguesia de Ribeira de Frades (honrosa excepção à viagem da 3ª idade que após um alerta de um habitante começou a incluir os "taveirenses de segunda").

Não consigo esquecer o tractorzito de Taveiro que apareceu uma ou outra vez em Janeiro de 2001, aquando das cheias que inundaram o enclave, enquanto o Presidente da Junta de Ribeira de Frades estava por lá várias horas por dia, tentando solucionar alguns problemas, recolhendo e transmitindo informações e "apertando" com Protecção Civil, Bombeiros e GNR, para patrulharem de noite, impedindo furtos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Até já o Santiago é o padroeiro dos Carregais, como estava escrito nos pseudo versos, que um rapazinho cheio de boas intenções, resolveu acrescentar ao embelezamento do Chafariz, que apesar de não deitar água, foi enfeitado....Lá chegaremos a ter como Padroeiro o S. Tiago, mas para já não o é, ou será que já é???

JPG disse...

Aguardemos...

Anónimo disse...

Desde já queria corrigir uma afirmação anterior o fontenario dos Carregais deita água.
Eu não defendo Taveiro, nem é minha intenção e nem nunca o vou fazer. Mas defendo quem está sempre pronto a ajudar, a melhorar e a quebrar a monotonia da rua onde mora. Comentar e criticar e rebaixar, meus caros amigos, é fácil e eu sei fazer. Agora praticar e fazer melhor, não vejo ninguém. Criticam o meu colega( deve ser por ainda ser jovem) mas já foi capaz de fazer o que muitos que comentam nunca fizeram na vida inteira. O meu colega não faz, o que faz (tenho a certeza) para homenagear a Freguesia de Taveiro ou da Ribeira mas sim para homenagear o povo da sua rua por estar sempre dividido por politica, por essas ideias "Carregais e as estranhas coincidências", aquele pobre lugar nunca pode ter nada, nunca pode participar em nada que diga respeito a cultura das duas Freguesias e assim vos pergunto: - De quem é os Carregais?
E é triste a "porcaria" de uma porta dar tanto que falar, ser alvo de critica na Internet,sem mesmo falarem com o criador, mas como digo não vejo NINGUÉM a fazer nada e é vergonhoso terem abordado a porta florida que pertence a tradição e não a politica. Já agora este ano 2011 o presépio dos Carregais (feito pela mesma pessoa) também passou as fronteiras das duas Freguesia, outro motivo de orgulho para todos mas isso não publicam nem comentam. E triste viver-mos num mundo de Críticos e de poucos HOMENS DE OBRAS.
Sinto-me ofendido igual ao meu colega porque aqui não está em jogo o trabalho incansável da Freguesia de Ribeira de Frades ou o nenhum interesse por parte de Taveiro perante o lugar dos Carregais mas sim por estarem sempre prontos a deitar sempre alguém ao chão porque Tradição/Arte não é Politica e de parte nenhuma se quer dar força a Taveiro. Em relação as quadras o "Anónimo" fizesse melhor porque o tema escolhido foram "As Vindimas" e o Santo das Vindimas é o São Tiago de igual forma se o tema fosse outro seria outro Santo, aliás os versos até foram puxados a alicate para rimarem, da pouca ajuda que dei digo muito faz ele e desde já mais uma vez os meus sinceros Parabéns pela sua Obra.