A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





15 outubro 2013

Como vai essa matemática?

Há perto de vinte anos, o Ramalho (Gaio), apresentou um problema num café a vários convivas. Entre uns finos, lá consegui resolver a questão.

Não o fiz por ter mais capacidade, mas por ser mais perseverante (teimoso, pensam vocês).

Há cerca de duas semanas lembrou-se de novo do problema e no Sábado enunciou-mo:

- Fui a uma feira com 100 escudos e comprei 100 animais (galinhas, cabras e porcos).

- Os porcos custavam 1 escudo cada, as cabras 5 escudos cada e as galinhas meio tostão cada uma.

- A pergunta é quantos animais de cada espécie é que comprei.

P.S. - as unidades de medida das moedas mostram que é antigo...

6 comentários:

Luís Moura disse...

80 galinhas (4 escudos) + 19 cabras (95 escudos) + 1 porco (1 escudo) = 100 animais - 100 escudos.
Vale um cerveijão no sábado no SC Ribeirense.

Nuno Magalhães disse...

Após algumas contas pode ser:
10 Porcos - 10$ (10x1$)
10 Cabras - 50$ (10x1$)
80 Galinhas - 40$ (80x0,5$)

Nuno Magalhães disse...

Ah... gaita!!!
Não me apercebi da situação dos tostões e pensei que eram centavos...
Mas vale um encontro para umas minis na mesma JP.
Abraço.

JPG disse...

Acertaste Luís, mas olha... cometeste uma argolada, pois o cerveijão já estava garantido :)

Nuno, marquem-se as minis, pois explicar que meio tostão é apenas a décima parte da moeda de 5 tostões, que conhecíamos como 50 centavos, pode demorar mais do que se pensa :)

Abraço!

Alvarinho, demoraste muito, mas também podes (e deves) aparecer para o cerveijão/minis).

Álvaro disse...

Epá! Fui tramado pela idade e pela pausa que fiz. Tenho de aparecer Sábado para ouvir falar de tostões e centavos eheh.

JPG disse...

Lá te espero...