A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





07 outubro 2019

Dos resultados eleitorais...

PS - o grande vencedor, a habilidade do A.C. foi determinante para sair de uma derrota em 2015, conseguir formar a geringonça e ainda capitalizar para si as partes boas, deixando as partes más para os parceiros. É obra, mas no país mais analfabeto e menos esclarecido da Europa... justifica-se!

BE e CDU - Perderam votos e deputados, ou seja, apesar de apregoarem as conquistas positivas desta legislatura, de estarem próximos (e permitirem) o poder... não têm motivos para sorrir, pois já não necessários os 2, perderam força e importância política.

CDS e PSD - Derrotados! Por guerras internas, por más escolhas dos deputados e cabeças de lista, por falta de estratégia (no fundo, muito semelhante às políticas do PS daí ser difícil demarcar-se), por erros de comunicação... a verdade é que perderam muitos votos e muitos deputados. 

PAN - partido de causas e não de políticas. Aumentou muito o número de votos e quase apanhava o CDS em número de deputados. A malta nova mobilizou-se e o ambiente, mais os animaizinhos estão na moda.

IL, Chega e Livre - conseguir eleger um deputado, era o principal objetivo. a A.R. fica mais "colorida" e vou gostar de ver e ouvir algumas discussões na A.R.

Aliança , RIR, MAS, PCTP e outros partidos que não elegeram - derrotados, pois sem representação parlamentar... estarão a mais, ou melhor, são demasiados

Abstenção - grande vencedora! Com tantos partidos, com um espectro político tão abrangente, será que as pessoas não se identificavam com nenhum? Ou... deixaram de acreditar???

3 comentários:

Elisabete disse...

Uma análise bem feita!
Bjs

Álvaro disse...

Acho que está na altura de se deixar atacar a abstenção e se olhar para esse grupo com preocupação. Não acho correto que com uma abstenção tão grande o partido vencedor, e o homem vencedor, festejem com grandes sorrisos e festas. Entre opositores fracos e líderes que ganham com jogos é a política nacional (e o país) que perde. Mas tudo está bem enquanto o turismo estiver bem...

JPG disse...

Bem visto!!!