A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





06 julho 2012

O Olimpismo do Sporting (foi um berço nobre)

António Stromp, um dos fundadores do Sporting juntamente com os seus irmãos Francisco e José, correu eliminatória dos 100 m. Foi em Estocolmo a 6 de julho de 1912.

António Stromp era o mais franzino dos três. Fraca envergadura que, contudo, escondia o atleta que havia de inscrever o seu nome na história. Jogou ténis, criquete, praticou esgrima e futebol, extremo direito cuja velocidade o fez despertar para o atletismo. Aos 18 anos António Stromp integrou a primeira comitiva portuguesa a uns Jogos Olímpicos, em Estocolmo, em 1912.

Foi a 6 de julho desse ano, passam hoje precisamente cem anos, que o atleta do Sporting, depois de realizar provas de seleção e ser convocado pelo Comité Olímpico de Portugal, criado em 1909, discutiu, em condições muito desfavoráveis, a quinta de 18 eliminatórias dos 100 metros.

Stromp esteve hora e meia exposto ao sol - uma vez que estes foram os primeiros Jogos em que se realizou uma cerimónia coreografada de abertura com 200 jovens vestidos de branco no centro do relvado do Estádio Olímpico - conseguindo ser terceiro entre oito atletas, alcançando ainda o 4.º lugar nas eliminatórias dos 200 m, competindo igualmente com oito participantes.

Sem comentários: